segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Saiba como a quinoa pode fazer bem a sua 

saúde, conheça todos os seus benefícios, onde 

comprar e como fazer.


Como cozinhar a quinoa

quinoa receita com saladaFerva duas xícaras de água ou caldo de legumes e em seguida adicione uma xícara de quinoa lavada. Ao ferver novamente, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente vinte minutos. O processo é semelhante a do arroz. Depois que a água for toda absorvida e o grão estiver cozido, desligue o fogo e reserve. Mexa a quinoa com o garfo antes de servir. Acrescente a quinoa a salada. Tempere a gosto.

Onde comprar a Quinoa

A quinoa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados. Comprada em forma de farinha, grãos ou flocos, a quinoa pode ser misturada em receitas de sopas, pães, biscoitos, tortas, bolos, mingaus, saladas, sucos, vitaminas e iogurte. Já podem ser encontradas à venda marcas de barras de cereais e macarrão produzidos com quinoa.
- Quinoa em Grãos: Existem variações de tons pretos, cinzas, vermelhos e amarelos. No Brasil a coloração amarelada é a mais encontrada. Podem ser consumidos em saladas, servidos com legumes e em substituição ao arroz. Basta cozinhar em fogo baixo, na proporção de 1/2 xícara de água para 1 de quinoa em grãos. 
- Quinoa em Flocos: Esta forma de quinoa é mais utilizada no café da manhã, como sucos, vitaminas e com iogurte.
- Farinha de quinoa: Pode ser utilizada como ingrediente na confecção de pães, massas, bolos e tortas. Mas também pode ser misturada em saladas e mingaus. Como seu sabor residual é forte, é recomendado a utilização de apenas 20% do farináceo da receita original.
As folhas da quinoa também podem ser aproveitadas como alimento, que podem ser refogadas da mesma maneira como a couve-mineira.
Você sabia?
Conhecido como o “grão sagrado”, a quinoa é um grão cultivado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos e fazia parte da alimentação do povo durante o Império Inca, como o milho e a batata. A sua variedade e a grande quantidade de proteínas em sua composição continua atraindo o interesse de pesquisadores e admiradores da boa culinária. Até hoje são conhecidos 17 tipos diferentes de quinoa em todo o mundo. No Brasil, os experimentos com a quinoa foram iniciados na década de 80 pela Embrapa. O país tem se mostrado com um excelente potencial para produção do grão.

Benefícios da Quinoa

quinoa benefícios como reparar

De acordo com especialistas, o seu consumo regulariza o trânsito intestinal, retarda o envelhecimento, melhora a memória, estabiliza os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos do sangue, combate a anemia e auxilia no controle de problemas urinários e de enfermidades do fígado. Além disso, auxilia na prevenção da osteoporose, no câncer de mama e doenças cardíacas e ainda combate os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, não há uma recomendação certa para o consumo diário da quinoa. Mas nutricionistas acreditam que duas colheres de sopa é o ideal para trazer os todos os benefícios sem que as suas calorias ultrapassem os limites da balança. Cada 100 gramas do grão contém 335 calorias. Outra vantagem é a ausência do glúten em sua composição, facilitando a sua ingestão por pessoas portadoras de doença celíaca.

Conheça a linha L-Carnitina da Midway

Se você não sabe mais da onde tirar ânimo para malhar, se você anda muito cansado(a), e sem motivação nenhuma para treinar, de uma olhada nesta opção de termogênico e saiba mais as suas propriedades e os seus resultados. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de tomar qualquer suplementação!!

A L-Carnitina é utilizada pelas pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico e emagrecer rapidamente. Este nutriente é produzido naturalmente pelo organismo, mas por não ser produzida em grande quantidade pelo corpo – apenas 10 a 25% dos requerimentos normais de carnitina podem ser supridos pela síntese orgânica – muitas vezes é recomendado o uso do suplemento para melhor aproveitar as propriedades benéficas.
Ela auxilia na entrada de gordura dentro das células para depois queimá-las, assim, poupa glicogênio e diminui a síntese de ácido lático, protegendo contra as dores musculares. A L-Carnitina emagrece sem perder a massa magra. Também aumenta as defesas imunológicas e auxilia na baixa dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Outros benefícios da L-Carnitina estão relacionados à prevenção da obesidade e o auxílio na função cardíaca, promovendo a saúde do coração.
O suplemento de L-Carnitina é muito popular entre atletas e fisiculturistas, pois aumenta a energia para os treinamentos e ajuda no desenvolvimento da massa muscular. Como atua diretamente nos tecidos musculares, este nutriente aumenta a resistência; atua no desenvolvimento da massa muscular; alivia a fadiga física e mental; e por agir nos tecidos musculares, auxilia também na recuperação de lesões.
Baseando-se nos benefícios da L-Carnitina, os produtos da linha L-Carnitine®, da Midway, promovem a perda de peso ao transformar os depósitos de gordura acumulados em energia. Conheça mais sobre três produtos da linha L-Carnitine:

L-Carnitine Black Jack

O L-Carnitine Black Jack foi desenvolvido para atletas profissionais que precisam de resultados rápidos na queima de gorduras. Ele atua diretamente na digestão extra e intracelular, dando suporte exclusivo e contínuo de L-Carnitina no treinamento, garantindo a queima de gordura durante o exercício.
Comercializado no sabor guaraná e tangerina.
Benefícios – O Black Jack proporciona diversos benefícios, entre eles: garantia de mais energia nos treinos; auxílio na queima de gordura; desenvolvido para alcançar resultados de forma eficiente.

Como tomar – A recomendação é consumir 30ml de L-Carnitina Black Jack dividido em três porções (1 tampa dosadora cada) que devem ser ingeridas antes, durante  e após o treinamento.

L-Carnitine Fire

Formulado com a pura L-Carnitina em conjunto com a vitamina B5, que trabalha na conversão dos lipídios, carboidratos e proteínas em energia. Seu consumo foi concebido para pessoas fisicamente ativas que querem perder peso rápido.
L-Carnitine Fire promove o emagrecimento de forma saudável. Para isso, é importante aliar o consumo do suplemento à uma dieta equilibrada e um programa de exercícios.
O produto é comercializado nos sabores: frutas vermelhas, guaraná com açaí, limão e tangerina.
Benefícios – Entre os benefícios do L-Carnitine Fire está a sua atuação como termogênico; o aumento da disposição para os treinos e os ótimos resultados proporcionados.
Como tomar – Ingerir uma dose de 30ml (2 tampas dosadoras) uma vez ao dia.

L-Carnitine Nano Fluid

Com o intuito de massificar a concepção de bem estar e da saúde, a Midway desenvolveu o L-Carnitine Nano Fluid (shot). O produto surgiu como tendência de mercado pela sua facilidade e praticidade de consumo, pois vem na medida exata de consumo. Formulado com uma concentração de 2100mg de L-Carnitina por porção/shot, oferece uma digestão rápida e prática.
Comercializado no sabor tangerina.
Benefícios – O L-Carnitine Nano Fluid funciona como emagrecedor, auxiliando na queima rápida de gordura. Aumenta a energia para o treinamento e dá uma maior disposição. Embalagem com a medida ideal para o consumo diário. Não contém açúcares.
Como tomar – Ingerir um frasco de 45ml uma vez por dia. A quantidade máxima a ser consumida é um frasco ao dia.
O uso dos produtos da linha L-Carnitine não apresentam efeitos colaterais nem contraindicações. Lembrando que para melhor aproveitamento dos suplementos, é importante ingeri-los sob orientação de médico ou nutricionista.
Saiba o que comer antes do seu treino e depois.
Chega na hora de treinar e muitas vezes não sabemos o certo o que devemos comer antes do treino e pós treino. Para não correr o risco de fazermos as escolhas erradas, comer algo que pese no estômago e se torne um desconforto antes do treino ou chegar da academia com AQUELA fome e sair atacando tudo que vem pela frente, ae vão algumas dicas para você não perder o controle e não pecar no excesso da balança!
lanches e refeições para comer antes e depois do treino malhar
Alimentar-se bem, cuidando dos nutrientes que são incorporados ao seu organismo, é muito importante, estando ou não em treinamento físico. São eles que farão seu organismo se manter saudável e protegido contra eventuais problemas.
Quando o atleta está em treinamento, a alimentação deve ser vista com ainda mais cuidado, pois ela poderá melhorar ou piorar o desempenho físico. Portanto, os alimentos que são inseridos na dieta, especialmente antes e depois do treino, irão ser de fundamental importância.


Entre os nutrientes que devem estar nas refeições dos atletas, os carboidratos e as proteínas são os mais vistos. Cada um destes tem um valor, o que é visto durante o treinamento.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Eles podem ser divididos em dois grupos: os carboidratos complexos e os carboidratos simples. Os carboidratos complexos são quebrados mais lentamente no organismo, não liberando energia muito rapidamente. Já os carboidratos simples dão energia quase que instantaneamente.
Cada um desses carboidratos pode ser usado de uma maneira: os simples, que dão energia rapidamente, podem ser usados antes dos exercícios, dando energia para desempenhar as atividades; já os complexos, podem ser adicionados à alimentação em um período de baixa atividade, ou de exercícios mais longos, como corridas de longa distância, principalmente por manter o corpo com energia por um tempo maior.
Já as proteínas são as principais fontes de construção muscular. A maioria dos atletas consome uma grande quantidade desse nutriente. Ele é responsável por fazer com que as células musculares se multipliquem, aumentando os músculos. Dessa forma, a proteína pode ser adicionada a qualquer hora e em qualquer refeição, contudo são mais eficientes quando os músculos estão se refazendo, depois dos treinos que causam pequenas lesões nas fibras musculares.
Para conseguir todos os benefícios desses nutrientes, é possível adicioná-los a certas horas do dia, melhorando ainda mais sua performance nos períodos de treinamento. Vamos ver alguns exemplos de lanches que podem ser feitos antes e depois da musculação:
Para treinos de musculação, escolha alimentos leves, porém que darão energia por muito tempo. Pode-se mesclar alimentos com carboidrato simples, que darão energia instantânea, com carboidratos complexos, que irão manter seu corpo com energia por mais tempo.
O ideal é comer esses lanches 40 minutos antes de iniciar os exercícios físicos, primeiro pelo tempo de digestão para que esses alimentos ingeridos possam fornecer energia e nutrientes durante o treino e também para não passar por nenhum incomodo durante os exercícios por estar de “barriga cheia”.

Algumas sugestões de lanches e refeições para comer antes do treino:
receitas de Lanches e refeicões pré e pós treino


» Lanches para comer antes do treino
Sugestão 1
- O básico de sempre, batata doce cozida com filé de frango grelhado ou atum em lata;
Sugestão 2
 - Omelete com 4 claras e 1 gema misturados com 3 colheres de aveia integral ;
Sugestão 3
- Pão integral com uma fatia de filé de frango grelhado, com suco de laranja sem açúcar;
Sugestão 4
- Iogurte desnatado zero açúcar (do sabor que você preferir), com granola sem adição de açúcar;
Sugestão 5
- Banana amassada e misturada à aveia, salpicada com semente de linhaça ou chia, e leite desnatado ou de soja (para as mulheres) sem adição de açúcar;
Sugestão 6
Salada de fruta com chia, granola ou linhaça, adoçada com mel.

» Lanches para depois do treino

O pós-treino é tão importante quanto o pré-treino, pois ele irá repor os nutrientes que foram gastos nos exercícios físicos, além de deixar seu metabolismo relativamente rápido, mantendo o gasto de energia e de gordura em níveis excelentes. Como você não irá gastar tanta energia nesse período, alimentos que deem energia de maneira mais vagarosa e, além disso, que estimulem a criação de novas células musculares são os principais pontos a serem vistos nessa refeição.
Se você toma alguma suplementação pós-treino como whey protein, espere no mínimo 40 minutos para então fazer uma refeição sólida.

Veja alguns exemplos de alimentos e lanches anabólicos para depois do treino:

Sugestão 1
- Pão integral com alguma proteína, podendo ser peito de frango, peixe como o atum, queijo cottage ou ricota, iogurte desnatado sem açúcar;
Sugestão 2
- Torradas integrais com patê de alguma proteína com o mínimo de gordura possível, podendo ser atum também, peito de peru ou de chester, vitamina de frutas com leite desnatado e adoçante;
Sugestão 3
 -Torrada integral com queijo branco e geleia com suco de frutas sem adição de açucar;
Sugestão 4
- Salada de frutas com queijo cottage; (as frutas são para repor as energias gastas durante o treino e o queijo cottage fonte de proteínas para construção muscular), você pode salpicar por cima ainda, whey protein, albumina ou caseína.
Sugestão 5
- Iogurte com granola sem adição de açúcar, em ambos. Para aumentar a quantidade de proteínas na refeição, você pode adicionar uma medida de whey protein, albumina ou caseína.
Sugestão 6
lanche pose pre treino peito de peru pao integral- Vitamina de iogurte desnatado, batido com banana e/ou morango, mamão papaya, maça e aveia, podendo adicionar farinha de linhaça, quinoa ou chia.Lanche de pão integral com peito de peru,  rodelas de tomates, alface e orégano a gosto.
Para as refeições principais que são o almoço e o jantar, nos separamos 4 receitas anabólicas que vão te auxiliar no ganho de massa muscular.
Não deixe de tomar muita água, se alimentar mais vezes e de porções menores, exercitar-se moderadamente, e sempre consultar um médico e um profissional do esporte.

Farinha de feijão branco aumenta a saciedade, mas consumo deve ser moderado

Rico em fibras e proteínas, ele é um aliado da sua dieta

As propriedades do feijão branco colocaram este alimento na lista dos mais procurados por quem quer perder peso ou enfrenta uma dieta restritiva. Mas porque esse alimento ganhou fama tão repentina? Sua farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue. "A responsável é a proteína presente nesse feijão, a faseolamina, que inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes", explica a nutricionista Renata Ramos, da Universidade Unisinos.

Entretanto, por ser uma proteína, a faseolamina é desnaturada quando cozida. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, a melhor maneira de consumi-lo é na forma de farinha. Para obter essa consistência, após lavar e secar o feijão, bata-o no liquidificador, peneire e conserve em geladeira. 
Feijão Branco
Emagrece mesmo?

Os benefícios da farinha de feijão branco para a dieta estão relacionados, principalmente a quantidade de fibras que carrega. "As fibras são parte essencial do bom funcionamento do intestino e ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, importante para o emagrecimento", explica a nutricionista da Unisinos, no Rio Grande do Sul. Além da farinha, Renata defende o consumo de todos os tipos de feijões, pois são ricos em fibras. "O feijão é uma das principais fontes de fibras encontrada no cardápio da dieta popular do brasileiro". "Considero o feijão melhor do que a soja, pois, apesar de não possuir as isoflavonas, ele é mais versátil e já caiu no gosto do brasileiro".  
Sem exagero

Mas até com esse alimento nutritivo é importante ter moderação. O ideal é que o preparado da farinha de feijão branco não seja consumido durante tempo indeterminado; a nutricionista recomenda uma ingestão por, no máximo, 30 a 40 dias e de apenas uma colher de café antes do almoço, diluída em uma pequena quantidade de água. "Isso porque o feijão cru tem toxinas, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde, causando diarreias", diz Renata. Há pessoas que relatam ter tido um aumento das flatulências depois que começaram a ingerir a farinha". Outro ponto a ser observado por quem tem tendência a gases. Confira abaixo uma tabela comparativa entre o feijão branco e o carioquinha e algumas receitas à base de feijão branco sugeridas pela especialista.  
Feijão branco cozido com salFeijão carioca cozido com sal
NutrientesValor por 100 gNutrientesValor por 100 g
Calorias140kcalCalorias151kcal
Proteínas8,23gProteínas5,54g
Lipídeos0,62gLipídeos5,15g
Fibras10,5gFibras5,5g
Ferro2,36gFerro1,99g
Sódio237mgSódio422mg
Colesterol0mgColesterol5mg
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference


Pão com farinha de feijão branco 


Ingredientes
10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar

Modo de preparo
Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima. Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.

Salada de feijão branco

Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:
Feijão-branco cozido
Tomate picado
Cebola picada
Pimentão picado
Molho vinagrete de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino

Molho Citronet para a salada 

Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.
 

Carboidratos, muita energia para você

Não é por causa deles que você engorda, então nada de cortes no cardápio

Carboidratos, muita energia para você

Famosos pela energia que oferecem ao corpo, os carboidratos carregam consigo um outro carimbo e esse, nem tão positivo: normalmente, eles são apontados como os responsáveis pelas subidas do ponteiro da balança. Confie apenas na primeira parte da afirmação e repense a idéia de cortar os alimentos ricos em carboidratos do menu. O nutriente é, sem dúvida, a melhor fonte de energia para o nosso organismo e relacioná-lo ao aumento de peso é apenas um mito. Cada grama contém 4 calorias, mesmo número apresentado em um grama de proteína. (Mas afinal, o que são calorias? guia/calorias).

Os carboidratos devem ser predominantes na alimentação. A recomendação é que eles façam parte de 50 a 60% do valor calórico total do cardápio diário, seja para quem quer perder, manter ou ganhar peso , afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Em uma dieta de 1.400 kcal, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175 g. 
Arroz é uma das fontes do nutriente que oferece energia
Ao eliminar de vez o macronutriente da alimentação, sintomas como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental podem aparecer. O segredo, além de ficar de olho na quantidade, é optar pelos diferentes tipos do nutriente, de acordo com seu objetivo.

Simples ou complexos?

Classificados em simples e complexos, os carboidratos desempenham papéis distintos no organismo. Os primeiros são encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido. Isso quer dizer que, depois de se deliciar com algum alimento rico em carboidratos simples, você não demora a sentir fome novamente. As frutas, por também serem ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, são as melhores opções para obter essa variação do nutriente.
Já os complexos garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida. (Além de ser rica em fibras, a aveia esconde muitas outras vantagens).
E a classificação do nutriente não pára por aí. Os carboidratos simples e complexos se dividem em subgrupos, que levam nomes diferentes por causa da quebra que sofrem após o início do processo digestivo. Confira as características de cada um.  

Atente às armadilhas

Frutas são mais opções para encher o prato de disposição
A soma de calorias, porém, está longe de ser a única ferramenta para montar o cardápio adequado. A especialista do Minha Vida alerta que as calorias são apenas um item a ser considerado na elaboração de uma dieta. Também é preciso prestar atenção na quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Só somar as calorias não significa que a alimentação seja adequada .

Dissacarídeos
Dentro do grupo dos carboidratos simples, os dissacarídeos se dividem em sacarose, lactose e maltose.
A sacarose é o açúcar de mesa. Também é encontrada na cana-de-açúcar, na beterraba, no xarope de milho, nos legumes, nas frutas e no mel. Durante o processo digestivo, ela é convertida em glicose e galactose, denominadas como monossacarídeos (leia abaixo). O leite e seus derivados são fontes da lactose, que, na digestão, também dão origem à glicose e à galactose. A maltose não é encontrada na forma livre dos alimentos. Ela é obtida através da quebra de grandes moléculas de amido e, em seguida, reduzida a duas moléculas de glicose.

Monossacarídeo
Também participantes do grupo dos carboidratos simples, os monossacarídeos são representados pela glicose, galactose e frutose.A glicose está presente em grande quantidade nas frutas, no xarope de milho, nos legumes e no mel. Trata-se de uma ótima fonte de energia, já que o sistema nervoso central, muitas vezes, conta apenas com ela para oferecer pique ao corpo. Enquanto a frutose desempenha um papel semelhante e é encontrada em abundância nas frutas. A galactose, por sua vez, surge a partir do processo digestivo da lactose, presente no leite e seus derivados.

Polissacarídeos
Representados pelo amido, pelo glicogênio e pelas fibras alimentares, eles são o time mais famoso dos carboidratos complexos. 
O amido é obtido somente pela ingestão dos vegetais. Já o glicogênio não é adquirido por nenhum alimento. Eles são uma forma de estocagem natural de carboidratos, no fígado e nos músculos. Por não serem digeridas pelo organismo, as fibras somam muitas vantagens. Além de auxiliarem no regulamento do intestino, elas não contêm calorias. Conte com as frutas, legumes e verduras para obtê-las.

Oligossacarídeos
Outros participantes do grupo dos carboidratos complexos são os oligossacarídeos. Para recorrer a eles, coma aspargo, alcachofra, banana, trigo, soja e mel. Uma de suas representantes é a maltodextrina, obtida pela quebra dos amidos. A substância é conhecida pela capacidade de substituir o açúcar, somando o benefício de ser menos calórica (cada grama apresenta 1,5 caloria contra 4 da mesma quantidade de sacarose).

A maltodextrina também é famosa entre o pessoal que pega pesado na atividade física. Quando os exercícios são de longa duração (levam mais de 90 minutos), ela é recomendada em gel ou pó e é garantia de pique para os praticantes. A quantidade depende da intensidade e duração dos exercícios, mas o indicado é que a concentração da substância no líquido varie entre 5 a 8%. Para um atleta que ingere 750 ml de água a cada hora que se exercita, por exemplo, indica-se 30 g de maltodextrina. Mas somente um especialista em nutrição esportiva é capaz de fazer o cálculo para cada nível de atividade física.