quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois falta uma legislação adequada para esse tipo de produto. Ou seja, mesmo lendo o rótulo atentamente você pode levar para casa um pão integral sem saber o que realmente vai consumir. Triste, não? Mas foi o que revelou uma avaliação que a Proteste acaba de fazer com sete marcas de pão integral. Resultado: quatro delas usam uma quantidade maior de farinha de trigo refinada, em comparação à integral. No mínimo estranho: por serem denominados integrais, esses pães deveriam usar essas farinhas  em uma proporção inversa – ou seja, mais da integral do que a da refinada ou, pelo menos, 50% de cada tipo. Mesmo assim todos eles têm um alto teor de fibras, característica essencial em um produto integral. A explicação dos fabricantes é o acréscimo de farelo ou fibras de trigo na composição do produto. Mas esse dado não deixa de preocupar os especialistas. Por que? Simples: assim como o fabricante informa uma quantidade de fibras menor do que realmente têm, os pães podem ter mais gordura saturada e açúcares do que a dose informada no rótulo. De qualquer maneira, vale a troca do pão tradicional pelo integral, além de iniciarmos uma campanha exigindo que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) controle melhor esse tipo de alimento.
Mais fibras que diz o rótulo 
 Fonte tabela: Proteste.

 Fique de olho também no visual
• Grão: impressa na embalagem, a palavra indica a presença de tipos variados de grãos e sementes (aveia, centeio, cevada, trigo, girassol, soja, linhaça, gergelim), que devem ser visíveis e perceptíveis na mastigação.
• Fibras: deve ter entre 1,5 e 2,5 gramas por fatia.
• Cor: o tom marrom ou caramelo deve ser resultado da farinha integral ou dos grãos, e não do uso de corante.

• Ingredientes: se a farinha integral aparecer nessa lista antes da branca, é sinal que foi usada em maior dose.

Comidinhas funcionais


comidinhas funcionais 2
A Natural Tech e a Bio Brazil Far 2013 – feiras de produtos naturais e orgânicos que aconteceram simultaneamente no final de junho, em São Paulo, estavam com muitas novidades bacanas. Selecionei as mais diferentes e que têm a ver com o que a gente acredita aqui na BOA FORMA: comidinhas que oferecem muito mais que sabor.
1. Sucos sul-africanos Dewlands. A linha funcional tem três sabores: ameixa (ajuda e regular o intestino), romã e cranberry (estes dois últimos têm ação antioxidante). Livres de conservantes, corantes e açúcar. Adoçados com suco de maçã ou pera (cerca de 102 calorias o copo de 100 ml, 12,50 reais o litro).
2. Snack de cereais orgânicos Monana. São quadradinhos de 5 gramas (17 calorias) com flocos de arroz, quinua, banana-passa, maçã desidratada e castanha-do-pará. Sem glúten e adoçados com mel (3,50 reais a embalagem com seis unidades).
3. Pasta de alcachofra La Pianezza é feita com biomassa de banana verde (prebiótico que melhora o funcionamento do intestino) e especiarias. Rica em fibras (54 calorias em 1 colher de sopa, 10,90 reais o pote de 145 g).
4. Karoço de açaí. Combinação de açaí e acerola liofilizadas, guaraná em pó e castanha-do-pará. O saquinho com 30 g (8 reais) tem 164 calorias.
5. Geleia Blessing de frutas vermelhas orgânicas (morango, amora, mirtilo e framboesa), um toque de limão e purê de maçã (17 calorias em 1 colher de sopa, 15 reais o vidro de 180 g). O mirtilo desidratado orgânico, riquíssimo em antioxidantes, também é da Blessing (47 calorias em 1 colher de sopa, 15 reais o frasco com 100 g).

6. Bio2 7 Nuts. Barrinhas com castanhas e damasco (113 calorias a unidade de 25 g) ou cranberry (121 calorias). Não contêm glúten e são adoçadas com mel (cerca de 2 reais).

suco detox pronto!

sucouuulala

Uuulalá, que ideia incrível! Sucos detox prontos: eles são entregues em casa ou no trabalho, frescos ou congelados. São seis sabores diferentes, assim como os benefícios. São livres de glúten, açúcar e conservantes. Se você está de dieta, prove o SucoVerde (diurético, regula o intestino e dá pique, 15,50 reais a garrafinha de 500 ml), o Metabolix (acelera o metabolismo e reforça a imunidade, 15,50 reais) e o Abacachic (diurético, digestivo, anti-inflamatório e ajuda na perda de peso, 15,50 reais). A empresa também sugere alguns programas, como o detoxday (99 reais) que inclui seis sucos variados para você passar o dia à base de líquido. Você pode fazer sua encomenda pelo site (uuulala.com.br) ou comprar os sucos congelados na rede Mundo Verde e em outros endereços também encontrados no site da Uuulalá.