segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sábado de dieta? Pizza light no cardápio

Confira boas opções para não sair da dieta


Pizza de abobrinha é uma opção mais saudável do alimento - Imagem ilustrativa
Presença marcante no cardápio de qualquer paulistano, as pizzas seduzem a todos se você está de dieta, então, parece que a tentação é maior ainda. Por isso, demos um jeito para você fugir das calorias em excesso de alguns sabores (uma mísera fatia de pizza quatro queijos chega a 370 Kcal) e, ainda assim, não passar o final de semana com água na boca, sonhando com a delícia que é a cara do sábado! Minha Vida juntou dois especialistas no assunto, a consultoria nutricional RG Nutri e a I Vitelloni Pizzeria, e pedimos a eles que indicassem opções light do bom bocado italiano. Confira a receita da massa integral e as quatro opções de recheio menos calóricas, montadas especialmente para você.

Massa

Ingredientes
½ xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de ch
á de margarina light
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em p
ó
- 2 x
ícaras de chá de farinha de trigo integral

Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes. Amasse com as m
ãos até a massa desgrudar. Se for necessário, polvilhe mais um pouco de farinha. Coloque a massa para descansar por cerca de 20 minutos, em lugar quente, coberta com um pano. Abra a massa com um rolo, em uma superfície levemente enfarinhada. Ligue o forno em temperatura média (180°C). Jogue um pouco de farinha sobre uma assadeira redonda, coloque a massa, espalhe um pouco do molho e leve ao forno pré-aquecido por 12 minutos. A seguir, cubra com qualquer um dos recheios abaixo, e retorne ao forno para gratinar.

Molho Tomate

- 4 tomates sem pele e sem sementes
- 1 colher de sopa de or
égano
- 1 copo de 
água
- Sal e pimenta a gosto
- 3 colheres de sopa de 
óleo

Recheios
Pizza de Atum- 1 lata de atum light (em 
água, não em óleo) em lascas
- 1 cebola picada
- 50 g de azeitonas pretas
- 100 g de queijo mussarela ralada
- Sal, pimenta e or
égano a gosto
- 1 colher de sobremesa de azeite
- Molho de tomate

Fatia: 288,65 calorias
Pizza Vegetariana-120 g de ricota
- 2 x
ícaras de chá de espinafre cozido
- 100 g de mussarela light
- Or
égano a gosto
- Molho de tomate

Fatia: 292,55 calorias


Pizza de Palmito
- 5 colheres de sopa de palmito
- 120 g de mussarela
- Manjeric
ão a gosto
Fatia: 222,66 calorias

Abobrinha com queijo cremoso

- Cobertura de tomate
- Ervas finas para salpicar
- 6 fatias de abobrinha italiana (bem verde e com casca)
- 4 polenghinhos light
- 50 g de queijo parmes
ão ralado 

Modo de preparo da pizza de abobrinha
Adicione 
à massa aberta, a cobertura de tomates salpicada com ervas finas, as fatias de abobrinha cortadas e disponha sobre elas, os pedaços de Polenghinho. Salpique o parmesão e leve ao forno para assar. Se preferir, pode substituir a abobrinha por berinjela.
Fatia: 202 calorias

Estudos de caso comparam o efeito de refrigerantes no esmalte dental com a erosão provocada por drogas

Ácido cítrico presente no refrigerante normal ou diet tem alto potencial de causar erosão dental


O consumo exagerado de bebidas gaseificadas ácidas, especialmente os refrigerantes, pode provocar erosão do esmalte dental de maneira similar ao abuso de drogas ilícitas, como a metanfetamina, postula o estudo de caso "Erosão Dental Devida a Abuso de Drogas Ilícitas e Bebidas Gaseificadas Ácidas", publicado na edição de março/abril do General Dentistry. AAcademy of General Dentistry publica esse periódico.
O estudo menciona que a erosão causada por refrigerante ocorre quando o ácido desgasta o esmalte dental, que é a camada vítrea de proteção que fica do lado externo do dente.
Dr. Mohamed A. Bassiouny, um dentista que foi o autor principal do estudo, comparou o dano na boca de três indivíduos. Um era usuário de metanfetamina, outro era usuário de cocaína e o terceiro consumia refrigerantes em excesso. Todos os participantes relataram má higiene bucal e visitas irregulares ao dentista. Os pesquisadores observaram que os participantes tinham o mesmo tipo e severidade de dano provocado por erosão.
"Todos os indivíduos apresentaram erosão dental severa causada pelos altos níveis de acidez presentes na 'droga' consumida - metanfetamina, crack ou refrigerante", diz Dr. Mohamed. "Sabe-se bem que o ácido cítrico presente no refrigerante normal ou diet tem alto potencial de causar erosão dental".
O indivíduo que consumia refrigerantes em excesso relatou tomar dois litros de refrigerante diet por dia por cinco anos, de acordo com o estudo de caso, e não buscou tratamento dental por duas décadas.
"As incríveis semelhanças encontradas neste estudo devem ser um alerta para consumidores que pensam que os refrigerantes - mesmo sendo diet - não são prejudiciais à sua saúde bucal", diz dr. Bassiouny.
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2013 Colgate-Palmolive.

Dê mais volume aos cabelos finos em dez passos

Usar xampus neutros e dispensar a escova ajuda a dar forma aos fios

Cabelo sem volume. Essa costuma ser a reclamação número 1 de quem tem cabelos finos. Os fios podem ficar muito escorridos e sem forma, dando trabalho na hora de montar um penteado mais elaborado. "Além disso, os cabelos finos são naturalmente mais oleosos, porque o couro cabeludo fica mais exposto ao sol e à sujeira", diz a hair stylist Patricia Xavier, do Cat's Cabeleireiros Vila Olímpia, em São Paulo. Se você sofre com a falta de volume dos seus cabelos fininhos, veja como arrasar no visual: 

mulher escolhendo um xampu no mercado - Foto: Getty Images

Xampu neutro

A hair stylist Patricia Xavier afirma que como os cabelos finos são mais oleosos, o ideal é lavar em dias alternados, usar um xampu neutro ou próprio para cabelos finos e dispensar o condicionador. "O leave-in usado após o banho já dará a hidratação que o cabelo precisa, sem deixá-lo com uma aparência pesada e escorrida", diz. Agora, se os seus cabelos são do tipo que embaraçam facilmente não tem como dispensar o condicionador. Aplique o produto ao longo dos fios, sempre preservando a raiz. Outra dica é pentear os cabelos com um pente, ainda no chuveiro. 
mulher tomando banho - Foto: Getty Images

Temperatura da água

Apesar de a água quente retirar a oleosidade dos fios, para quem tem os cabelos oleososisso pode ser uma cilada: o couro cabeludo, ao perceber que ficou ressecado, produz ainda mais oleosidade. "Por isso a temperatura da água deve ser o mais natural possível, evitando que ele fique muito oleoso, perdendo o volume e ficando com aspecto sujo", aconselha o hair stylist Jonas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro. 
mulher com creme nas mãos - Foto: Getty Images

Use leave-in

Após o banho, retire a umidade do cabelo e aplique um leave-in próprio para cabelos finos do comprimento dos fios até as pontas. "Ele irá ajudar o cabelo a ganhar mais volume, mas tome cuidado para não aplicar grandes quantidades, deixando o cabelo emplastado', afirma a hair stylist Priscila. Exagerar no creme sem enxágue fará com que o cabelo fique pesado, prejudicando o volume. "Os cabelos cacheados, principalmente devem se valer do leave-in, que ajuda a formar o cacho e confere mais volume".
mulher secando o cabelo com a toalha - Foto: Getty Images

Secando com a toalha

Para fios que precisam de volume, Priscila Xavier recomenda fazer o seguinte movimento com a toalha: iniciar a secagem pela raiz, e só depois ir para as pontas. "A secagem com toalha é mais recomendada para cabelos finos e enrolados, já que o secador irá tirar o volume natural dos cachos", diz.
mulher usando secador nos cabelos - Foto: Getty Images

Usando o secador

Com secador a lógica é a mesma: comece pela raiz e termine secando as pontas. "Evite usar escovas, pois essa tração dá mais oleosidade ao couro cabeludo, deixando os fios pesados", aconselha o hair stylist Jonas. A temperatura do secador não pode estar muito quente, para não agredir os cabelos. "Coloque o secador perto do braço e veja se a sua pele suporta o calor - se é confortável para a sua pele, é para o seu cabelo", diz Patrícia Xavier. Lembre-se de sempre retirar a umidade dos fios antes de iniciar a secagem, para facilitar o processo. 
pomada para cabelos - Foto: Getty Images

Escolhendo finalizadores

Fique longe de finalizadores com fixação forte e que sejam pastosos, pois assim irão pesar no seu cabelo, deixando-o sem volume. "Terminando de secar, use uma pomada leve, se houver necessidade de fixar o penteado", afirma a hair stylist Patrícia. As pomadas mais recomendadas são as masculinas, que no geral são mais suaves. "Sprays fixadores específicos para dar volume também ajudam a manter o cabelo armado, mas seu efeito não dura o dia inteiro." O ideal é aplicar nas mechas, próximo a raiz e secar os fios com a cabeça para baixo. Mas cuidado com os exageros: quanto mais produtos nos fios, mais pesados eles ficarão, consequentemente com menos volume.  
pomada em pó - Foto: Getty Images

Aplique pomadas em pó

Uma opção para dar aos cabelos um volume extra é a pomada em pó, que ajuda a reduzir a oleosidade da raiz, deixando os fios com mais volume - mas, assim como os sprays, as pomadas não deixam o cabelo com volume por muito tempo. "Ela deve ser aplicada na raiz dos cabelos após a escova", diz Patrícia. "Não se esqueça de dar uma balançada no cabelo com os dedos depois de aplicar a pomada, para que ela se espalhe pela raiz e dê volume." 
pente de madeira - Foto: Getty Images

Tipo de escova

Prefira sempre usar escovas com cerdas naturais e pentes de madeira, que separam mechas maiores de cabelo, ajudando a manter o volume. Lembre-se que a escova é dispensável ao usar o secador, mas você pode usá-la, desde que não tracione muito o cabelo. 
mulher com um coque no cabelo - Foto: Getty Images

Faça um coque com o cabelo úmido

Depois de retirar a umidade do cabelo com uma toalha, você pode fazer um coque com grampos no alto da cabeça. "Ao soltá-lo, os fios já estarão com um volume natural e as pontas onduladas", afirma a hair stylist Patrícia. O mesmo truque pode ser usado com ajuda do secador: faça o coque e, em vez de deixa-lo secando naturalmente, acelere o processo com o secador. De acordo com a especialista, o efeito é o mesmo.  
Tesoura e pente- Foto: Getty Images

Manutenção do corte

Alguns cuidados também devem ser tomados na hora de cortar um cabelo muito fino. "Nunca deixe muito longo, porque ele vai ficar pesado e com menos volume ainda, o corte na altura dos ombros é o ideal", diz o hair stylist Jonas. "Prefira cabelos repicados em vez de desfiados."  





































Não custa nada repetir: o verão está chegando e está na hora de se livrar daqueles quilinhos a mais. Para isso, nada melhor do que praticar exercícios aeróbicos (além de controlar um pouco a alimentação, é claro).
Como estou nessa fase (já que preciso perder os 2 quilos que andei ganhando por ai nas minhas ultimas viagens) achei bacana dar algumas dicas….
Para quem não sabe, os exercícios aeróbicos utilizam a gordura como combustível energético, mas para conseguir esse efeito é preciso suar a camisa por mais de 30 minutos, que é o tempo para desencadear o processo de metabolização da gordura.      
Ao mesmo tempo, é preciso ter calma: não adianta querer recuperar o tempo perdido de um dia para o outro. Então vamos respeitar os nossos limites e aumentar a intensidade do exercício aos poucos, ok?
 De qualquer maneira,  já estaremos fortalecendo o coração, o que é uma enorme vantagem, não é mesmo?!
Alguns de seus principais benefícios dos exercícios aeróbicos são: 
•    Queima de gordura;
•    Redução do estresse, depressão e ansiedade;
•    Melhora do humor e do sono;
•    Melhora do sistema imunológico.
Uma boa dica para ativar o metabolismo e o corpo é aquela máxima de recusar certas comodidades, como:
O controle remoto, vidro elétrico, escada rolante…..o elevador. Parece besteira, mas muitas pessoas já perderam peso fazendo escada que queima muitas calorias apenas subindo os degraus da escada que levam ao próprio apartamento.
 Alongar antes e depois dos treinos não pode ser esquecido. Confesso que sempre esquecia (já que vivo correndo), mas esse ano me comprometi e tenho feito religiosamente.
Portanto antes do treino faço 4 exercícios rapidinhos e super eficientes. São eles:

  • Em pé ou sentada, mantenha uma postura correta, com as costas perfeitamente alinhadas. Cruze os dedos das mãos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima e estique os braços até ao limite;
  • De pé, com os joelhos ligeiramente fletidos, coloque um dos braços atrás da cabeça. Segure o cotovelo fletido com a outra mão, puxando delicadamente e inclinando o tronco para o mesmo lado, até se sentir totalmente alongada. Repita com o outro lado;
  • Alinhe os pés com os joelhos e quadril, enquanto respira profundamente e abaixa o tronco em direção aos joelhos;
  • Mexa suavemente o pescoço de um lado para o outro, a ideia é soltar a cabeça para liberar as tensões;

E após o treino faço mais 3 que não demoram e  resolvem super bem:
  • Em pé, apoie um dos braços numa parede . Vire o tronco para o lado oposto, olhando para o lado contrário a mão. Neste exercício você alonga o braço, o peito e o pescoço;
  •  Deitada. Puxe uma das pernas, flexionando-a. Leve a cabeça em direção ao joelho flexionado. Assim você alonga a região lombar, glúteos e a coluna;
  • Sentada, mantenha uma perna estendida e a outra flexionada. Com o braço contrário a perna que está flexionada, faça uma rotação do tronco olhando para trás e alongando a coluna e quadril.


Algumas Dicas :

  • Se você for principiante, fique com os exercícios suaves até recuperar a amplitude dos movimentos;
  • Não estranhe se sentir desconforto nas primeiras tentativas. São os músculos encurtados reclamando;
  • Nos exercícios em pé, cuidado para não hiperestender os joelhos, o que pode comprometer as articulações. Mantenha-os perpendiculares ao chão, com o quadril encaixado e as pernas afastadas no alinhamento dos ombros;
  • Alongamento é como escovar os dentes: não se pode deixar para lá! Ele prepara os músculos para a atividade, evitando lesões, e mantém cada feixe alongado depois do esforço;
  • Para manter a flexibilidade, não deixe de se alongar depois do treino! Estudos demonstram que o alongamento antes do treino de musculação não é indicado, pois relaxa os tendões, dificultando sua contração. Conclusão? Os músculos respondem com menos eficiência aos estímulos;
  • Se você sentir muita dor, para imediatamente. Aprenda a distinguir a sensação de estiramento (comum para quem está enferrujado) da dor. Assim que a resistência muscular aparecer, respire fundo, expire forte e relaxe. Seus músculos vão relaxar e alongar com mais facilidade. Nunca balance o corpo para forçar o alongamento;
  • Na hora de alongar, não esqueça: inspire por 3 segundos durante a preparação do movimento e expire por 6 segundos durante a execução.