quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Num piscar de olhos

olhos bem marcados estão em alta agora e na próxima estação

Acredito que vocês já ouviram a expressão "os olhos são o espelho da alma". Isso me fez refletir como a expressão faz sentido. Dependendo do nosso estado emocional, os olhos falam. E falam com muita clareza! Se sua alma está radiante e poderosa os seus olhos, certamente, expressarão. E nada melhor do que dar um "up" com uma moldura mágica para esse espelho: os cílios postiços.

Eles tiveram seu auge na década de 60 e as mulheres usavam até para ir ao trabalho. Com a falta de tecnologia eles podiam até soar artificiais, mas não podemos negar que era a maior febre da década. Ao longo dos anos, eles ficaram tímidos até voltar como o item "must-have". Graças à tecnologia, tem produtos com base flexível que acompanha o movimento dos olhos e não causa desconforto. Além disso, o produto permite que a mulher fique mais bonita e com os olhos com aspecto amendoado. Eles evoluíram e estão com ar cada vez mais natural. E as mulheres, mais confiantes em sua beleza, não têm medo de assumi-los. E as últimas semanas de moda deixaram isso muito evidente.

Eles dão força e marcam o olhar. E, se usados com as máscaras de cílios, dão um efeito extra de volume e tamanho além de ajudar a fixar os fios naturais aos artificiais. Para ter uma expressão incrível, pingue uma gota de cola no dorso da mão e, com uma pinça, passe toda a extensão da base dos cílios postiços sobre a cola. A maior concentração de cola deve estar nas pontas externas dos cílios. Depois feche um dos olhos e cole o centro dos fios postiços sobre o centro da pálpebra. Tem que ser rente à raiz dos cílios, certo? Rapidamente, cole o canto interno e depois o externo. Use a pinça para te dar precisão. Depois molde os cílios delicadamente com o curvex para garantir um resultado surpreendente. Em seguida, faça um traço muito suave com o delineador ou lápis preto para esconder possíveis resíduos da cola e preencher o canto interno e a base dos cílios. Finalize com duas camadas de máscara preta, alongadora ou de volume. 

Quando usar? O dia e horário que você quiser. Olhos bem marcados estão em alta agora e na próxima estação e, combinados com sombras coloridas como vermelho grenadine, azul, roxo, dourado e prateado, vão garantir atitude e sensualidade. Você vai ficar simplesmente linda!



Saiba como falar de morte com as crianças sem criar confusão na cabecinha delas

O tema é delicado para a maioria dos adultos, mas faz parte da curiosidade dos pequenos. Confira nossas dicas para abordá-lo com seus filhos!



Saiba como falar de morte com as crianças
"Conviver com as frustrações faz parte da vida e é um longo aprendizado", diz o psicanalista Wilson Klain
Foto: Thinkstock
Em um domingo de sol, Luana, 4 anos, surpreendeu os pais ao indagar: "O que é morrer?" A pergunta soou como um gongo quebrando a ordem do dia perfeito. O casal ficou sem fôlego, pois a morte, como para todo mundo, lhe parecia um assunto indesejável - e era estranho que tivesse lugar na mente de uma criança. O que responder a uma menina que não estava vivendo nenhuma perda de alguém querido? O pai fez o melhor que pôde, mas se esqueceu da pouca idade da garotinha e começou a falar, sem parar, como se lesse páginas pesquisadas no Google e arrematou: "Depois que morremos, somos enterrados ou cremados". "O que é cremado?", ela emendou. Por sorte, os três já tinham chegado à casa dos avós de Luana, o almoço já estava na mesa e todos se distraíram com outros temas.
Para começar, é bom ter em mente que, a partir dos 3 anos, a criança já tem noção de quem está presente e ausente e seu mundo é dominado pela imaginação. "Assistindo a Bambi ou O Rei Leão, ela vai acessar as perdas pelo canal da fantasia. Aí notará se o bicho de estimação morreu ou se a planta murchou. Muito antes de a criança falar disso, ela já vivencia o tema", explica a doutora em antropologia e educadora Adriana Friedman, fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nepsid), em São Paulo.
 
Então, é melhor estar preparada para lidar com esse tipo de conversa - na verdade, mais delicada para você, que é um adulto, do que para seu filho. "Causa pavor pensar no fim da própria vida e na perda das pessoas mais queridas. Foi o fato de Luana questionar com absoluta inocência sobre algo que evoca tanto sofrimento que fez o pai dela entrar num mar de explicações. O intuito era acalmar a si mesmo para não se desorganizar na frente da filha", diz o psicanalista e educador Wilson Klain, de São Paulo. Nessa situação, o primeiro passo é colocar-se no lugar da criança e responder de forma simples, como se fosse um tradutor, sem opinar ou ir além do que ela pode compreender com a idade que tem.
 
Mas nada precisa ser tratado de modo trágico. Os pais não devem esconder sua tristeza em situações difíceis, na opinião de Maria Júlia Kovács, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo: "A questão não é evitar o sofrimento, e sim compartilhá-lo, esclarecendo as dúvidas do pequeno. Assim, se a criança estiver abatida, verá que os adultos também estão, e isso conforta". Segundo ela, em alguns casos, o filho pode até "cuidar" dos pais que enfrentam uma perda. Ele dará carinho e atenção, o que trará sensação de força.
 
Dos 4 aos 7 anos, já há compreensão do aspecto irreversível da morte. "A criança entende que o vovô falecido não volta mais e o gato que morreu não estará mais na casa. Mas não faz distinção entre o valor de perdas humanas e animais", diz Wilson Klain. Para o expert, vale, de qualquer forma, ensinar que os que morrem param de respirar, de caminhar, de visitar os netos, de ir para a casa em que moravam. "Quanto mais óbvias as afirmações dos pais, mais tranquilidade o pequeno terá. De quebra, também aprenderá sobre a vida." Só evite criar histórias fantasiosas, como "ele virou estrelinha". Esse tipo de frase não se sustenta. A criança, sim, pode usar o recurso da fantasia, inventando uma explicação mágica para ajudar na própria compreensão. Mas isso só adianta se partir dela.
 
Dos 9 anos em diante, e principalmente depois dos 11, é ainda mais indicado fugir de tudo o que é fantasioso, pois, em vez de explicar, a saída causa desconfiança. "Nessa fase, pode surgir um bombardeio de perguntas sobre a vida e a morte, e os pais precisam ter amadurecido isso para responder à altura", afirma Klain. "É hora de compreender a vida de modo mais científico. Então, busque respostas na biologia ou na história das religiões, inclusive, dizendo que cada cultura encontra sua forma de lidar com as perdas."
 
Esconder das crianças assuntos delicados, como separação e morte, privando-as de qualquer papo sério, tende a formar adultos muito frágeis. "Conviver com as frustrações faz parte da vida e é um longo aprendizado", explica o psicanalista Wilson Klain. Não importa se a questão é o abandono da chupeta ou a perda de uma pessoa próxima. Para a criança, nunca é fácil. Mas o adulto precisa encarar a situação. "É uma forma de evitar que os filhos se transformem em adultos que ficam paralisados diante de pequenos fracassos, são deprimidos ou têm bloqueios sérios. Esse tipo de sofrimento, sim, pode ser evitado."
 
Material de apoio
Livros para abordar o tema de forma mais leve e até divertida
 
1. O Pato, a Morte e a Tulipa, Wolf Erlbruch (Cosac Naify): o protagonista é perseguido pela morte desde o nascimento.
 
2. Meu Filho Pato e Outros Contos sobre Aquilo de Que Ninguém Quer Falar, vários autores (Cia. das Letrinhas): seis histórias com acontecimentos da vida da criança que ajudam a crescer, como a chegada de um irmão e a perda de alguém muito querido.
 
3. Histórias da Cazumbinha, Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas (Cia. das Letrinhas): a narrativa é baseada em fatos reais.
 
4. Menina Nina, Ziraldo (Melhoramentos): a morte da avó é o ponto de partida dos diálogos.
 
5. Não É Fácil, Pequeno Esquilo, Elisa Ramon (Callis): trata de sentimentos como saudade, após o esquilo do título ficar sem mãe.
 
6. A Velhinha Que Dava Nome às Coisas, Cynthia Rylant (Brinque Book): "dar nome" é um modo de nos aproximarmos das coisas, inclusive das mais doloridas.
 
7. O Dia em Que a Morte Quase Morreu, Sandra Branco (Salesiana): após uma briga, as personagens Vida e Morte permanecem ligadas para sempre.

Quinoa: quatro benefícios para a saúde e boa forma

alimento possui mais ferro do que feijão e ajuda na perda de peso

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images


Alimentos funcionais possuem múltiplos benefícios para a saúde e a boa forma. A quinoa está na lista daqueles que devem fazer parte da sua rotina desde já. E ela é menos calórica do que parece. “A quinoa possui cerca de 330 calorias em 110 g, quantidade similar ao arroz. Se você substituir o grão pelo outro, em algumas refeições, poderá aproveitar o que este alimento tem de melhor”, explica a nutricionista Alessandra Almeida, daClínica Andréa Santa Rosa. Confira motivos para incluir o alimento na sua rotina. 


  • 1
    Ajuda na perda de peso
    “A quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. Ela também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor”, diz a nutricionista.

    Na medida da dieta: opções para quem não gosta de jantar
  • 2
    Contribui para o ganho de massa muscular
    As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste quesito, a quinoa possui quantidades comparáveis ao leite. “Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina. Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através da alimentação”, orienta Alessandra. É por este motivo que a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

    Veja dicas para ter braços torneados e femininos
  • 3
    Para os vegetarianos, pode substituir o feijão
    O ferro encontrado nas carnes é considerado melhor para o organismo, já que seu poder de absorção é maior quando comparado ao nutriente de origem vegetal. Mas é um engano pensar que apenas o feijão entra na lista dos vegetais ricos no mineral. “A quinoa possui mais ferro do que o feijão. Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores do mineral. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas um alimento que contenha a substância. Vegetais folhosos de cor verde escura e beterraba são outros vegetais ricos em ferro”, orienta Alessandra.

    Carne vermelha: mitos e verdades
  • 4
    Faz bem à saúde
    A quinoa não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

    Alimentos funcionais: veja outros que não podem faltar no seu prato

Alongamento pode diminuir rendimento durante a prática de exercícios

prática ainda eleva o risco de lesões

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
O alongamento antes dos exercícios pode reduzir sua performance e ainda aumentar o risco de lesões. É o que um novo estudo da Universidade de Zagreb sugere em uma revisão com mais de 100 pesquisas sobre o tema. De acordo com os pesquisadores, o alongamento relaxa músculos e tendões, o que diminui a potência durante a prática das atividades. 



Alongar diminui elasticidade dos tendões
Segundo os cientistas, o alongamento torna os tendões menos elásticos e capazes de lidar com a carga de energia depositada sobre eles durante a prática de exercícios físicos. A diminuição da elasticidade também seria precursora das lesões no local. 

Ouvir música durante o treino aumenta o rendimento em até 15%, diz estudo


Os pesquisadores analisaram o desempenho de atletas e verificaram que o alongamento realizado antes do exercício reduziu a capacidade dos músculos em até 5,5%. Já a capacidade de correr rápido e saltar o mais alto possível foi reduzida em até 3%. Para um profissional de alta performance, esta variação é significativa e pode refletir na perda de posições em uma competição.   

Músculo alongado após estiramento pode afetar outros
Uma pesquisa da Universidade do Texas sugere que o músculo que foi alongado pode afetar outro, que não estava naquele grupamento trabalhado. Como exemplo, os especialistas dizem que um estiramento na perna esquerda pode enfraquecer músculos da outra perna, reflexo de que o problema também afeta o sistema nervoso. 

De acordo com outro estudo, publicado este mês no The Journal of Strength and Conditioning Research,homens jovens levantam 8,3% menos peso após um alongamento. A prática também pode deixar a pessoa mais fadigada durante o treino. 

Praticar exercícios antes do café da manhã pode queimar mais calorias


Para os especialistas, a solução é aquecer antes do exercício fazendo os movimentos que você usará durante a prática e, não, tentando esticar as pernas o máximo que conseguir.   

Delineador: veja três formas de aplicar o produto e valorizar o olhar

meia-lua, gatinho ou rocker: escolha o que mais combina com você



O delineador está no top 5 de qualquer nécessaire de maquiagem que se preze. O produto pode transformar até a produção mais básica num make digno de festa de gala: uma pele bem feita, olhos marcados e, voilà, você está pronta para qualquer situação. Pensando nisso, selecionamos três formas de aplicar o delineador usadas pelas famosas e reunimos abaixo para inspirar a sua produção:

Meia-lua

A versão meia-lua, aquela que acompanha a pálpebra rente aos cílios, é a mais democrática. Discreto, o traço vai bem tanto no escritório, naquele chope de fim de tarde ou na festa badalada. O produto aplicado no contorno dos olhos combina com qualquer formato, mas as donas de olhos pequenos são as mais favorecidas, já que ele valoriza e aumenta o olhar.

Olhos expressivos com delineador marcado: Julia Petit ensina


Fotos: AP Images / Fashionising.com / The Grosby Group / Divulgação GNT.



Gatinho

Imortalizado por Brigitte Bardot, os olhos tipo gatinho viraram hit na década de 50 e continuam com o status "cool” nos dias de hoje. Com um toque retrô e bem marcado, o melhor é apostar num tom mais neutro nos lábios e deixar o destaque somente para os olhos. Com o contorno da pálpebra e o traço mais longo no canto exterior, o modelo é ideal para os olhos amendoados.

Veja o passo-a-passo do olho delineado no estilo gatinho, por Celso Kamura


Fotos: Divulgação GNT / Fashionising.com / AP Images / AnnaMarie.Tumblr


Rocker
A gente entende que não é qualquer uma que “banca” este estilo. Com aplicação do delineador na parte superior e inferior dos olhos, o bacana é exatamente o efeito "podrinho". Para conquistar este visual, basta “sujar” – com toda delicadeza – a linha dos cílios inferiores com sombra preta esfumada. O visual rock’n’roll combina com qualquer formato de olho, mas não com qualquer personalidade. E você, usuaria?

Torquatto ensina como fazer olho preto esfumado


APOSTE NO GLOSS: BOCA COM ASPECTO MOLHADO COMBINA COM O VERÃO



Kate Middleton é super adepta a tendência do gloss. A duquesa de Cambridge usa um tom bem claro, mas que deixa a boca com aspecto molhado.





Scarlett Johansson também usa gloss, que é tendência de verão








Angelina Jolie e Selena Gomez com gloss nos lábios

  • Cardápio para a 1ª fase da Dieta Dukan

    A dieta Dukan é uma das dietas mais famosas em todo o mundo, é uma dieta que restringe o consumo de hidratos de carbono como o arroz, a massa e o pão. Os resultados desta dieta são rápidos e visíveis nos primeiros dias. A dieta é constituída por 4 fases diferentes.

    1ª fase da dieta Dukan

    A primeira fase da Dieta Dukan é a fase do ataque, tem a duração de dois a sete dias e é a fase mais radical da dieta, nesta altura só pode consumir proteínas apenas de proteínas.
    Cardápio para a 1ª fase da Dieta Dukan

    Alimentos permitidos na 1ª fase da dieta Dukan

    • Carnes magras
    • Fígado
    • Rins
    • Carne de aves
    • Peito de peru ou frango
    • Frutos do mar
    • Iogurte
    • Queijos
    • Leite desnatado
    • Ovos

    Cardápio da Fase 1 da Dieta Dukan

    Café da manhã
    Opção 1:
    • 200 ml de água de coco
    • Omelete (1 gema e 2 claras)
    • 1 taça de gelatina diet
    Opção 2:
    • 1 xíc. de chá verde
    • 3 fatias de peito de peru light
    • 1 e iogurte natural 0% de gordura
    Lanche da manhã
    Opção 1:
    • 2 fatias de presunto magro
    • 2 fatias de mussarela light
    Opção 2:
    • 3 fatias de presunto de frango ou presunto magro
    Almoço
    Opção 1:
    • 1 ovo cozido com 1 fio de azeite
    • 2 postas de peixe assadas ou grelhadas
    Opção 2:ido
  • 1 filé de peito de frango
  • 2 fatias de mussarela light
Lanche da tarde
Opção 1:
  • 1 xíc. de chá de camomila
  • 1 pote de iogurte natural 0% gordura
Opção 2:
  • 1 xíc. de chá branco
  • 1 fatia média de queijo minas frescal 0% gordura
  • 1 taça de gelatina diet
Jantar
Opção 1:
  • 1 filé de peixe salmão assado ou grelhado
  • 2 fatias de queijo minas frescal 0% gordura
Opção 2:
  • 4 pedaços médios de carne de panela
  • 3 fatias médias de tofu

SALTO FANTASMA: APRENDA A USAR A ÚLTIMA TENDÊNCIA EM SAPATO







Tendências surgem a todo o momento no mundo da moda. Mas, será que todas as pessoas podem usar de tudo? É preciso muita calma e entendimento do estilo para não sair às ruas vestido algo que não tem a ver com a própria personalidade. E isso deve ser aplicado também à última tendência em sapato: o salto fantasma.
Quem olha pela primeira vez não entende ao certo como uma mulher consegue andar livremente sem que haja um salto para sustentá-la. E outras dúvidas surgem: como combinar esse tipo de sapato? Em quais ocasiões usar? A consultora de imagem da Boucle, Gabí Souzä, explica:
Como combinar: Já que é o diferencial do sapato é o design, será imprescindível que seja usado com as pernas de fora através de vestidos, saias e shorts. Por ter um visual quase “estranho”, melhor evitar usar roupas que contenham um design muito modernista, geométrico para não parecer que está usando o figurino da Lady Gaga.
Para não ficar um look tão extravagante, opte por repetir a mesma cor do sapato nas roupas. Se o sapato tem curvas, equilibre com peças mais retas como uma saia ou vestido tubinho, por exemplo.
Evite combinações com estampas ou cores fortes. Apenas repita a cor do sapato em uma das peças da combinação.
Em quais ocasiões usar: Use em eventos sociais como festas, jantares, encontro com amigos. Estude o ambiente; se o ambiente for tradicional, esqueça esse sapato. Já, se for um ambiente jovem e moderno, pode optar por esse modelo.
Características do modelo: Pode ser em formato sandália, scarpin, ankle boot ou peeptoe, quem dita a regra é o salto quase invisível. Sua curvatura é tão retraída que parece ter derretido e escorrido em direção à plataforma. O equilíbrio fica por conta da plataforma, é com ela que nos sentimos seguras em caminhar por aí.
Atenção: Essa nova opção de sapato é ultra sensual, chama bastante atenção. Se você tem um estilo assim, você se sentirá confortável com sua aparência, mas, se o seu estilo for mais clássico, mais discreto ou sofisticado, melhor não investir nesta peça; com certeza você se sentirá exposta e nada confortável com toda essa exibição.

INSPIRE-SE NA INCRÍVEL TENDÊNCIA DE PORCELAIN PRINT



A estampa que, como o nome diz, é inspirada nas porcelanas japonesas, chinesas e no azulejo português, apareceram com força e prometem ser  uma das grandes apostas do próximo verão!
Roberto Cavalli, Valentino, Rodarte, Michael Kors, Moschino, Alexander McQueen são apenas alguns dos estilistas que investiram no porcelain print.
Aqui no Brasil a aposta será a estampa de azulejo portugues, com o fundo branco e desenhos azuis (existem também em outras cores, mas o azul é a que aparece com mais frequência), geralmente de flores, arabescos e grafismos já é tendência, e o azul e branco é o novo preto e branco.
A Tigresse também apostou no uso da estampa na sua coleção Verão 2014. Aqui no Espaço de Moda já chegaram algumas peças em Seda.


Saúde da Coluna

meditação para todosSegundo Ayurveda a saúde da coluna vertebral é premissa básica para a saúde geral do ser humano.
Dentro dela estão localizados os pontos de energia assim como os depósitos de enzimas e peptídeos que são tão importantes para o funcionamento da nossa fisiologia.
Além disso, da coluna vertebral partem feixes de músculos que vão dar suporte e sustentação para o nosso sistema nervoso.
Você sabia disso tudo? Pois é… esse é um assunto pouco abordado mas a meu ver de extrema importância.
Isso quer dizer também que quem cuida da coluna vertebral automaticamente está cuidando do sistema nervoso, tão abalado pelo excesso de estímulos físicos do mundo atual.
Há muito tempo enfatizo esse cuidado para todos os meus alunos oferecendo em meu espaço os serviços de um grande e conceituado quiropraxista – Henildo Pinheiro Telles.
Quarta-feira, dia 28 de agosto às 18.30hs Henildo e eu preparamos para vocês um encontro muito  especial durante o qual abordaremos esse conhecimento tão importante em nossas vidas.
Não percam!!!!
Palestra Coluna