segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Treino Funcional: Os 25 minutos mais bem gastos

Com 25 anos de experiência, Alexandre Bro é considerado um dos melhores personal trainers de São Paulo. Acostumado a promover grandes transformações corporais, autor de várias obras literárias e um dos criadores da metodologia TOTAL SHOCK 16, ele também já foi consultor de várias revistas de beleza e boa forma do país. Hoje ele compartilha todo seu conhecimento e talento para a Les Botique, dando dicas sobre Treinamento Funcional.






Perguntamos e o Professor Alexandre nos responde!

Qual a diferença de um treino funcional e um treino tradicional?


Bro: Os treinos funcionais além de promoverem grande demanda energética ,em virtude da complexidade dos exercícios, promovem a melhoria das capacidades biomotoras. Ou seja, estes exercícios melhoram simultaneamente sua coordenação, flexibilidade, força , resistência e equilíbrio em um único treino, favorecendo assim o desenvolvimento de suas funções,como agachar,empurrar, puxar e girar.Por isso são chamados de funcionais.
Já os treinos tradicionais geralmente se utilizam de alavancas simples e são realizados em máquinas universais (a tradicional musculação) e favorecem apenas ao desenvolvimento isolado de uma única capacidade como força."Quem nunca viu um cara com músculos enormes na academia que não consegue sequer tocar o chão ou subir um lance de escadas sem se cansar". 

Num treino de 25 minutos é possível ter uma queima calórica maior do que os treinos de 1h?


Bro: Na verdade não. Podemos otimizar a queima calórica nos treinos funcionais, gastar em 25 minutos o que levaríamos uma hora pra gastar. Mas calória por calória isto não faria a menor diferença, além de nos poupar tempo. Então qual a grande sacada aqui para ajudar a perder peso e enxugar medidas? O segredo está no efeito fisiológico promovido pela alta intensidade dos exercícios, obrigando o corpo a aumentar sua produção de hormônio de crescimento e ampliar a estrutura mitocondrial das células, favorecendo o consumo de gordura e carboidratos.

Quais são os princípios básicos aplicados neste tipo de treino? 

Bro: Variedade de exercícios e intensidade moderada a alta, permitindo ao praticante se exercitar sem intervalos. É o que chamamos de treino metabólico.

Você poderia nos explicar como funciona o trabalho que vocês realizam com o método Total Shock 16?

Bro: Total Shock 16 é um programa de transformação corporal desenvolvido por mim e pelo treinador Disnei Sanches para proporcionar uma grande mudança física em apenas 16 semanas, levando indivíduos da condição de sobrepeso a uma forma magra ,forte e saudável.


Para quem optar começar a fazer o treino funcional, quais seriam as suas recomendações?

Bro: Não ha restrições em relação aos exercícios, já que se tratam de rotinas que se assemelham as funções físicas exigidas no dia a dia das pessoas. Ex: Agachar e sentar ,elevar objetos, correr, andar de bicicleta,etc. Devemos apenas estar atentos as intensidade aplicadas a indivíduos não condicionados, para evitar lesões e desconfortos desnecessários. E claro estar com a saúde em ordem e ter um aval médico.


Nós pedimos e o professor Alexandre montou um treino de perna exclusivo!!

1° dupla de exercício 
Comece com movimentos laterais de deslocamento ,saltando de um lado para outro com os pés unidos.
Faça 10 repetições para cada lado.



Intercale este exercício com um avanço reverso alternado ( alternando os lados) ,aquele que você da um grande passo e projeta o joelho para o chão.
Faça também 10 repetições para cada lado.



 Agora conclua as três super séries que formam está dupla antes de passar para o próximo exercício.


2° dupla de exercícios: Suba e desça em um banco alternadamente até completar 20 movimentos.






Em seguida faça 20 saltos com a corda. Complete três séries. 





Neste ponto do seu treino você já deve ter percebido que os batimentos do seu coração está próximo a sua boca. Não se preocupe isso é perfeitamente normal e você vai sobreviver.Terminado a execução das duas duplas vamos a fase seguinte do seu treino, nosso exercício de força: 


3° exercício:  O agachamento. Este exercício é considerado por especialistas como um dos melhores fundamentos para o desenvolvimento de pernas e glúteos. Então vamos executa-los lentamente e com um grande  grau de amplitude para não perder nadinha de seus benefícios! 
Serão 3 séries de 15 repetições.



Se você chegou até aqui vai perceber que suas pernas estão extremamente vascularizadas e inchadas, então agora só falta o nosso grande finale! 

4° exercício:Tome um copo de água e siga para esteira,coloque-a na inclinação 10 e corra na velocidade que Deus lhe permitir durante 40 segundos,repita 6 vezes! 





Pronto suas pernas estão em estado de calamidade com leves tremores e seu fôlego prestes a se esgotar. 


Parabéns você conseguiu,continue com duas ou três sessões semanais e em 16 semanas terá um corpo muito mais forte ,definido e capaz! Boa sorte e bons treinos!   Alexandre Bro

Para quem quiser mais informações sobre o trabalho do Personal José Alexandre Filho podem enviar email para : professorjafilho@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário