sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Detox de verão: veja dicas para seguir a dieta nos meses mais quentes


iced tea preparado com folhas de oliveira aceleram o metabolismo

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images


O calor começa a surgir e logo vem à mente a ideia de perder os quilinhos indesejáveis para exibir o corpo nas roupas de verão.

Os meses mais quentes são propícios para seguir o cardápio detoxificante, que pode ser uma ótima forma de eliminar toxinas e fazer o ponteiro da balança se mexer. A seguir, veja dicas para tirar proveito da dieta detox durante o verão:

Tudo sobre dietas no GNT
  • 1
    Invista na salada
    As cascas dos alimentos são repletas de fibras e nutrientes, mas é preciso lavar bem antes do consumo. De acordo com o nutricionista funcional Fábio Bicalho, “você deve incluir vegetais do grupo das brássicas na sua salada, como repolho, couve-flor, rabanete, agrião, couve-de-bruxelas, brócolis e nabo”. Estes alimentos são purificantes e ajudam a neutralizar o efeito nocivo das toxinas encontradas em conservantes, corantes, acidulantes e outros componentes encontrados nos industrializados. 

    Você se alimenta bem? Responda ao quiz e descubra
  • 2
    Não fuja da sopa!
    No verão, você não precisa abrir mão da sopa. As versões frias são saborosas e podem fazer parte de um cardápio detox. Durante a dieta, invista na versão preparada com beterraba, mas esqueça os queijos amarelos e com sabor forte para não acrescentar calorias em excesso ao prato. “O óxido nítrico presente na beterraba funciona como um vasodilatador, facilitando a chegada de nutrientes, sangue e oxigênio aos músculos. Esta função é especialmente importante para a prática de exercícios físicos, já que potencializa o rendimento”, explica a nutricionista Flavia Cyfer.  

    Na medida da dieta: confira opções para quem não gosta de jantar
  • 3
    Aproveite bem os temperos
    Temperar os pratos com alimentos funcionais é uma boa forma de potencializar o efeito detoxificante da dieta. Fábio dá a dica: “Adicione açafrão da terra, cúrcuma ou curry ao arroz integral para aumentar a reparação do organismo. Salpique alecrim em peixes e outros pratos; ele é rico em flavonoides e um potente antioxidante. Sempre use alho e cebola ao preparar os pratos. Ambos possuem ação desintoxificante e anti-inflamatória.

    Termogênicos: saiba o que são e para que servem
  • 4
    Suco refrescante e funcional
    Se você não é fã de salada crua, procure incluir o suco verde no cardápio detox. Prático e refrescante, ele reúne diferentes benefícios em um copo: “Prepare a bebida com couve, água de coco, limão, gengibre, aipo, chá verde ou de hibiscus e uma fruta. Estes alimentos possuem propriedades diuréticas, termogênicas e protetoras hepáticas”, explica a nutricionista Marina Gorga.

    Sucos da beleza: conheça os benefícios e a quantidade de calorias de cada um
  • 5
    Encare o iced tea
    Bebida refrescante e saborosa, o chá gelado pode ser preparado com folhas que contribuem para o detox. Para fazer um ice tea com propriedades desintoxicantes, prepare o chá normalmente, espere esfriar e acrescente algumas pedras de gelo. “Escolha folhas de oliveira, chá verde ou de hibiscus, que aceleraram o metabolismo, potencializando o gasto calórico, e estimulam a eliminação de toxinas”, diz Fábio.

    Mitos e verdades do chá verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário