domingo, 1 de setembro de 2013

Alerta: corredores iniciantes devem ter cuidados especiais


Bastante praticada em parques, academias, praias e vias públicas, a corrida vem ganhando cada vez mais adeptos. Eleita em 2010 como o oitavo esporte mais saudável, segundo a revista Forbes, a modalidade traz inúmeros benefícios ao corpo e a mente se for realizada de maneira correta. Do contrário, o exercício pode ser um forte aliado no aparecimento de lombalgias (dor na região lombar da coluna), hérnias de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral), tendinites de calcâneo (inflamação do Tendão de Aquiles), tendinites de joelho, tendinites do trato iliotibial (localizada na parte lateral da perna), fasceíte plantar (inflamação do tecido denso na sola do pé) e lesões musculares, especialmente para os iniciantes.
Segundo Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão - instituto especializado no tratamento de lesões na coluna, o treino bem sucedido requer etapas gradativas. “Em primeiro lugar o fumante, o sedentário ou o obeso precisam estar preparados para correr. Eles devem começar com um trabalho aeróbico e de fortalecimento em uma academia, onde farão caminhadas, trotes e, então, o treinamento evoluirá para corridas na esteira e competições. Sempre com o acompanhamento de um bom profissional e roupas adequadas.”, comenta.
Outro detalhe importante na vida do atleta é o alongamento. Martins explica que iniciantes ou não, todos devem estar atentos sobre o procedimento. “Primeiramente é necessário avaliar qual é o grupo muscular que está encurtado e realizar o processo. Um programa com séries, feito de forma consciente, com correta prescrição individual terá bons resultados. Nem sempre a atividade em grupo é a melhor solução, pois cada um tem sua particularidade específica”, diz.

Confira outras dicas:
Nunca sobrecarregue o treino. Deixe que seu instrutor avalie a necessidade de aumentar ou não a carga e a intensidade.
Durante a corrida, poupe energia e não se empolgue no início. Gastando suas energias no começo, você sentirá sinais de cansaço mais precocemente, sendo os principais causadores de dor, cãibras e estiramentos musculares.
O tênis está diretamente ligado ao tipo de pé e a pisada que o atleta apresenta e quem os determina é um fisioterapeuta especializado na área.
Na dúvida do seu tipo, opte por um tênis de pisada neutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário