segunda-feira, 30 de setembro de 2013

De quem é a responsabilidade pela falha na dieta?

Métodos milagrosos nem sempre garantem sucesso na dieta



Sempre quando eu leio sobre um novo alimento que é vendido como a nova maravilha do emagrecimento, começo a pensar em todos os questionamentos que virão das pessoas que estão fazendo de tudo para chegar ao peso que tanto anseiam.
 Lembram da ração humana? E da farinha de feijão branco? E do chá verde? Não? Tudo bem, a nova vedete é o óleo de coco. Aí, me pergunto: até quando? Qual será o próximo? E nada da balança descer o ponteiro ou diminuir os dígitos. Talvez só aumentem. No meio de vários questionamentos, pergunto-me de quem é a responsabilidade.
Claro que ela é, primeiramente, do profissional de saúde, no caso específico dos nutricionistas que abraçam a causa. Isso é muito sério já que, se a fonte de informação qualificada sou eu e meus "colegas de trabalho", temos que sempre estudar e indicar o que é recomendado pelos órgãos de saúde. Muitas vezes, me acho a nutricionista ortodoxa que sempre diz a não à nova novidade que surge a cada verão. 
 Questionando a minha responsabilidade como profissional de saúde, passei também a questionar a responsabilidade de todos. Se você é daquelas pessoas que devora essas novidades, será que não tem a sua fatia de responsabilidade desse bolo delicioso que promete o emagrecimento e só faz engordar?
 Quando falo que a receita para emagrecer que é comer mais verduras, frutas, alimentos integrais, peixes e reduzir a quantidade de doces, manteiga, carnes ricas em gorduras, posso ver o tédio na cara das pessoas pensando que isso irá tirar o sabor da vida. E é exatamente isso que faz emagrecer! E não significa tirar sabor nenhum das refeições e muito menos da vida!

E quando você irá se responsabilizar pelo seu sucesso? Para isso é necessário pensar e agir diferente. 
 Enquanto os ouvidos estiverem virados contra a informação saudável (ou seria responsável?), dificilmente a responsabilidade será dada a quem ou a que é de direito. Afinal, se você não emagreceu com a ração humana, a culpa é da ração humana. Se você não emagrecer com o óleo de coco, a culpa será dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário