quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PRATICAR EXERCÍCIOS NO FRIO EXIGE CUIDADO REDOBRADO

Realizar atividades físicas frequentemente é também de fundamental importância em qualquer época do ano. E isso significa que você não deve usar desculpas para fugir das suas atividades. Fique esperta para não engordar, já que agora que a época dos chocolates e do fondue chegou e não deixe que a depressão atinja você, como acontece muito com as pessoas que vivem em países de clima frio.
Segundo Mauro Cardacci, da academia Fórmula, tanto no inverno quanto no verão as atividades físicas devem ser realizadas com a mesma frequência e nada pode interferir nisso. “Não podemos deixar que o clima determine se devemos malhar mais ou menos, mesmo que em alguns dias estejamos mais preguiçosos. A prática de exercícios é importante em qualquer época do ano”, diz Mauro, que ainda alerta: “deve-se ressaltar que, no frio, a prática de atividades físicas exige um cuidado redobrado”.
Isso acontece porque no frio nós temos a tendência de ficar mais parados, preguiçosos e tencionados (devido à contração que usualmente fazemos quando se sente frio, ou seja, o ato de encolher-se). Como se não bastassem esses sintomas, ainda ficamos mais sonolentos e com os músculos mais contraídos, o que gera uma dificuldade enorme para se exercitar. Então, se você pretende continuar firme e forte nos exercícios, mesmo que para isso tenha que deixar o aconchego da cama e dos cobertores, é melhor ficar atento. “Nessa época do ano os riscos de lesões aumentam”, diz Sidney Schapiro, ortopedista especializado em traumatologia do esporte.
Outro fator que faz desse clima um vilão para o nosso corpo é que em temperaturas mais baixas os músculos demoram um tempo maior para atingir uma temperatura adequada, por isso, ao começar a se exercitar, há uma maior necessidade de preparar-se ainda mais para o treino, seja ele do esporte que for (tênis, basquete, natação, dança, lutas em gerais, malhação e etc).
Além disso, o ortopedista Sidney Schapiro, explica que em temperaturas baixas o pré-exercício é ainda mais importante. “O aquecimento e o alongamento devem ser feitos com mais cuidado e em um maior tempo, tudo para que o corpo se acostume a se mover e consiga se aquecer adequadamente”, diz. Quer saber o tempo ideal para se alongar e se aquecer? “Pelo menos 20 minutos”, diz Mauro Cardacci.
Schapiro também lembra que o alongamento deve ser feito não só antes, mas também e, principalmente, após os exercícios. “O alongamento, feito adequadamente, pode evitar vários tipos de lesões musculares”. É importante enfatizar também que as lesões podem ocorrer tanto em atletas não-profissionais quanto em profissionais. Por isso, a importância de se ter um acompanhamento médico e as instruções de um treinador.
Essas lesões geradas pela falta de aquecimento no frio podem acontecer em diversas regiões do corpo. Se você gosta de caminhar, correr, pedalar ou simplesmente passar um tempinho na esteira, fique atenta com os joelhos. “Nesse tipo de atividade o joelho é forçado por uma grande exigência e acaba resultando em uma lesão”, explica Schapiro.
Além do aquecimento, o uso de roupas adequadas também é fundamental. Tecidos leves, que isolam a temperatura e que não prendam os movimentos são os mais aconselháveis. Moral da história? Aqueça-se nesse inverno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário