sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Muito além do peso


Mais do que bem-vindo o documentário sobre obesidade infantil Muito Além do Peso, da diretora e roteirista brasileira Estela Renner. No circuito comercial desde o início de novembro, é um trabalho que alerta para o alto e precoce consumo de açúcar no nosso país, o que tem aumentado drasticamente a predisposição das novas gerações a serem cada vez mais obesas.
É chocante ver, por exemplo, uma mãe enchendo a mamadeira dos filhos (um deles com menos de um ano) com refrigerante. Mais triste ainda é o depoimento de crianças e adolescentes que mostram todo o prazer que sentem em beber refrigerantes, comer batatas fritas e bolachas recheadas (o pacote todo, que equivale, segundo uma das médicas entrevistadas, a oito pãezinhos franceses!). E isso tudo somado a uma vida sem atividade física. Com queixa de dor nas pernas, cansaço e outras doenças típicas de um adulto na faixa de 60 anos (colesterol alto, triglicérides, diabetes…), muitas dessas crianças e adolescentes passam o dia diante da televisão sendo bombardeadas por propagandas de comidas ricas em açúcar e gordura.
Muito Além do Peso tem como objetivo chamar a atenção dos pais, da indústria de alimentos, do governo e dos meios de comunicação da urgência para uma nova consciência alimentar. Uma iniciativa urgente e extremamente necessária: 33% das crianças brasileiras são obesas (é a maior epidemia de obesidade infantil da história) e quatro em cada cinco deverão se manter nessa condição na fase adulta, encurtando a vida em 10 anos, segundo os especialistas entrevistados nesse excelente documentário. Vale assistir, compartilhar, divulgar…

Veja onde assistir no site www.muitoalemdopeso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário